A Associação Espírita Luz Amor e Caridade, é uma instituição espírita de caráter ciêntífico, filosófico e religioso, que têm por objetivo promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita Codificada por Allan Kardec. Como perante o tema, grande parte da sociedade tem uma ideia que não corresponde à realidade, decidimos através dos nossos posts tentar contribuir para a desmistificação da noção usualmente aceite sobre o que é espiritismo.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Seja Voluntário(a)!
Prezada(o) irmã(o) espírita,
Abandone o vazio existencial
Este Centro Espírita, por meio do nosso Departamento de Trabalho Voluntário, está propiciando oportunidades para quem procura um sentido para a vida.
A expressão vazio existencial foi primeiramente utilizada, há décadas, por Viktor Frankl, psiquiatra fundador da logoterapia (a terapia dos sentidos).
Sobrevivente dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, Frankl, durante toda a sua vida, foi um entusiasta defensor da necessidade humana de procurar um sentido para a vida. Alertou-nos, em seus escritos, que o vazio existencial é um dos maiores males da humanidade. No seu livro Um sentido para a vida, Editora Santuário, Frankl, mencionando as palavras de Nietzsche, quem tem por que viver agüenta quase todo como viver, demonstrou e provou enfaticamente que a vida só tem sentido se a pessoa tiver alguns motivos fortes por que viver.
Em seu livro já citado, Viktor Frankl passa-nos as seguintes pesquisas:
a) American Council ou Education, pesquisa com 171.509 estudantes: 68,1% dos estudantes declararam que o objetivo mais elevado de sua vida era o desenvolvimento de uma filosofia de vida rica em significado;
b) Universidade John Hopkins, pesquisa patrocinada pelo Instituto Nacional de Higiene Mental, com 7.948 alunos de 48 faculdades: 16% declararam que seu objetivo principal era ganhar muito dinheiro; 78% declararam encontrar um objetivo e um sentido para a vida.
Por tudo isso, fica claro que a maioria das pessoas almeja ter um sentido para a vida. Também defendendo essa tese, mas utilizando-se de outras e mais fortes palavras, Martin Luther King disse: Se um homem não descobrir algo para morrer, ele não está preparado para viver.
Por outro lado, é bastante difundido e conhecido o princípio espírita fora da caridade não há salvação.
Contribuindo com as pesquisas e teses acima, este Centro Espírita, por meio do nosso Departamento de Trabalhos Voluntários, está propiciando oportunidades para quem procura um sentido para a vida.
Vantagens do trabalho voluntário
PRIMEIRA VANTAGEM DO TRABALHO VOLUNTÁRIO:
PROPICIA-NOS UM SENTIDO PARA A VIDA
A afirmação "só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la" retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço. Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida.
SEGUNDA VANTAGEM DO TRABALHO VOLUNTÁRIO:
TORNA-NOS MAIS PRODUTIVOS EM NOSSA ATIVIDADE PROFISSIONAL
Peter Drucker, certamente o maior consultor do século, há décadas já dizia que o funcionário que presta serviços voluntários, por ser solidário à dor do próximo, é mais produtivo.
Reportagem da revista Exame de 18 de junho de 1999 traz o seguinte depoimento: "Eu parei de reclamar, me tornei mais otimista e melhorei meu índice de satisfação". (comentário de Leolino Clementino Barbosa Júnior, controlador de manufatura da 3M, após um ano de trabalho voluntário na FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas).
Conforme o depoimento acima, a pessoa que se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais resignada, menos ansiosa. Como conseqüência, reclamará menos, saber á entender melhor os outros e aprenderá a ouvir mais, atributos estes que, além de tornarem uma pessoa mais realizada, transformam-na num funcionário mais produtivo.
TERCEIRA VANTAGEM DO TRABALHO VOLUNTÁRIO:
PASSAMOS A TER MAIS SAÚDE
É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação. Depois de dez anos de coletas e análises de dados, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 2.700 pessoas, chegou às seguintes conclusões:
a) ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do trabalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);
c) ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.
Por essas e tantas outras razões que colaboram positivamente em nossas vidas, convidamos VOCÊ, a ser nosso/nossa companheiro(a) na construção de um mundo melhor.
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
Educação;Professores, reforço escolar, Psicólogo, Assistente Social, Recreação, Psicomotricidade, Artes, Musica, Teatro, etc.
Saúde: Dentista, Médico, Fonoaudiólogo, Neurologista, Pediatra, Geriatra, Clinico Geral.
Outras Funções: Secretária, Nutricionista,Serviços Gerais, Pintores, Marceneiros, Cozinheiras, Arquivistas, Cabeleireiros, Tecnicos em informática, Instrutores de Informática.
Enfim, tem tarefa para todo mundo...
Vamos colaborar?
"O CENTRO ESPÍRITA É UMA ESCOLA COM O OBJETIVO DE EDUCAR O ESPÍRITO IMORTAL"
Seja voluntário na evangelização infantil.
Não aguarde convite para contribuir em favor da Boa Nova no coração das crianças. Auxilie a plantação do futuro.
Seja voluntário no Culto do Evangelho.
Não espere a participação de todos os companheiros do lar para iniciá-lo. Se preciso, faça-o sozinho.
Seja voluntário no templo espírita.
Não aguarde ser eleito diretor para cooperar. Colabore sem impor condições, em algum setor, hoje mesmo.
Seja voluntário no estudo edificante.
Não espere que os outros lhe chamem a atenção. Estude por conta própria.
Seja voluntário na mediunidade.
Não aguarde o desenvolvimento mediúnico, sistematicamente sentado à mesa de sessões. Procure a convivência dos espíritos superiores, amparando os infelizes.
Seja voluntário na assistência social.
Não espere que lhe venham puxar o paletó, rogando auxílio. Busque os irmãos necessitados e ajude como puder.
Seja voluntário na propaganda libertadora.
Não aguarde riqueza para divulgar os princípios da fé. Dissemine, desde já, livros e publicações doutrinárias.
Seja voluntário na imprensa espírita.
Não espere de braços cruzados a cobrança da assinatura. Envie o seu concurso, ainda que modesto, dentro das suas possibilidades.
Sim, meu amigo. Não se sinta realizado.
Cultive espontaneamente as tarefas do bem.
"A sementeira é grande e os trabalhadores são poucos."
Vivemos os tempos da renovação fundamental.
Atravessamos, portanto, em serviço, o limiar da Era do Espírito.
Ressoam os clarins da convocação geral para as fileiras do Espiritismo.
Há mobilização de todos.
Cada qual poder servir a seu modo.
Aliste-se enquanto você se encontra válido.
Assuma iniciativa própria.
Apresente-se em alguma frente de atividade renovadora e sirva sem descansar.
Quase sempre, espírita sem serviço é alma a caminho de tenebrosos labirintos do Umbral.
Seja voluntário na Seara de Jesus, nosso Mestre e Senhor!
CAIRBAR SCHUTEL
Assinar:
Postagens (Atom)
Deixe Sua Mensagem
Você pode expressar sua opinião sobre os temas deste blog e nos ajudar a construir um mundo melhor.