O ESPIRITISMO É UM MÉTODO EXTRAORDINÁRIO DE EDUCAÇÃO.
CAMPANHA PERMANENTE DO ESDE
A
Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE – foi lançada a
nível nacional, em Brasília, D.F., pela FEB, na reunião do Conselho Federativo
Espírita, em 1983, para atender as expectativas do Movimento Espírita. Buscou
apoio nas orientações de Allan Kardec; “...um curso regular de espiritismo
seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o
gosto pelos estudos sérios.”
(...)
O estudo da Doutrina Espírita só pode ser feito com utilidade por homens
sérios,
perseverantes, livres de prevenção e animados de firme e sincera
vontade de chegar a um
resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos
que julgam a priori, levianamente,
sem tudo ter visto. (...) O que caracteriza
um estudo sério é a continuidade que se lhe dá.
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec –
Introdução VIII
OBJETIVO DO ESDE
Proporcionar condições para estudar o
Espiritismo de forma séria, regular e contínua, tendo como base as obras
codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.
METODOLOGIA DO ESDE
A
aquisição do conhecimento doutrinário deve seguir o método indicado pelo
próprio Codificador.
a)
Trabalhar em grupo como diretriz pedagógica;
b)
Aplicar técnicas e recursos pedagógicos diversificados,
com enfoque na participação de todos,
evitando reuniões monótonas e cansativas.
ESDE- PROGRAMA FUNDAMENTAL TOMO I
Módulos
|
Estudos
|
Roteiros
|
Módulo I
|
– Introdução ao Estudo do Espiritismo
|
4
|
Módulo II
|
– A Codificação Espírita
|
4
|
Módulo III
|
– Deus
|
4
|
Módulo IV
|
– Existência e Sobrevivência do Espírito
|
4
|
Módulo V
|
- Comunicabilidade dos Espíritos
|
3
|
Módulo
VI
|
–
Reencarnação
|
6
|
Módulo
VII
|
–
Pluralidade dos Mundos Habitados
|
7
|
Módulo
VIII
|
–
Lei Divina ou Natural
|
2
|
Módulo
IX
|
–
Lei de Adoração
|
3
|
Total de 37 roteiros aplicados em
aproximadamente 9 meses e meio
ESDE - PROGRAMA FUNDAMENTAL TOMO II
Módulos
|
Estudos
|
Roteiros
|
Módulo
X
|
– Lei de Liberdade
|
4
|
Módulo
XI
|
– Lei do Progresso
|
2
|
Módulo
XII
|
– Lei de Sociedade e Lei do
Trabalho
|
4
|
Módulo
XIII
|
– Lei de Destruição e Lei de
Conservação
|
4
|
Módulo XIV
|
– Lei de Igualdade
|
3
|
Módulo XV
|
– Lei de Reprodução
|
3
|
Módulo XVI
|
– Lei de Justiça, Amor e Caridade
|
2
|
Módulo XVII
|
– A Perfeição Moral
|
3
|
Módulo XVIII
|
– Esperanças e Consolações
|
2
|
Total de 27 roteiros aplicados em
aproximadamente 7 meses
ESDE PROGRAMA COMPLEMENTAR - TOMO ÚNICO
Módulos
|
Estudos
|
Roteiros
|
Módulo I
|
– Vida no Mundo Espiritual
|
9
|
Módulo II
|
– Fluidos
e Perispírito
|
4
|
Módulo III
|
– O
Fenômeno da Intercomunicação Mediúnica
|
5
|
Módulo IV
|
– Dos
Médiuns
|
3
|
Módulo V
|
– Da Prática Mediúnica
|
5
|
Módulo VI
|
– Obsessão e Desobsessão
|
4
|
Módulo VII
|
– Fenômenos de Emancipação da Alma
|
3
|
Módulo VIII
|
– A Evolução do Pensamento Religioso
|
6
|
Módulo IX
|
– Movimento
Espírita e Unificação
|
3
|
Total de 42 roteiros aplicados em
aproximadamente 10 meses e meio
DINÂMICA DE CADA ESTUDO
Cada
roteiro
do estudo deve, em principio, ser desenvolvido numa reunião semanal de 1
hora e 30 minutos, num período aproximado de três anos letivos.
CONTUTA ESPÍRITA
PERANTE A INSTRUÇÃO
Em todas as circunstâncias, lembrar-se de que o Espiritismo expressa, antes de tudo, obra de educação, integrando a alma humana nos padrões do Divino Mestre.
Cultura atendida, progresso mais fácil.
Solidarizar-se com os empreendimentos que visem a alfabetização de crianças,
jovens e adultos.
O alfabeto é o primeiro degrau de ascensão à cultura.
Pugnar pela laicidade absoluta do ensino mantido oficialmente, esclarecendo os
estudantes, sejam crianças ou jovens, sempre que necessário, quanto à conveniência de se absterem, cordialmente, quando possível, das aulas e solenidades de ensino religioso nos institutos de instrução que veiculem noções religiosas contrárias à Doutrina do Espiritismo.
O lar e o templo são as escolas da fé.
Aperfeiçoar os métodos de ministração do ensino doutrinário à mente infantil,
buscando nesse particular os recursos didáticos suscetíveis de reafirmarem a seriedade e o critério seguro de aproveitamento na elaboração de programas.
Na academia do Evangelho, todos somos alunos.
Renovar as matérias tratadas nos programas de evangelização, segundo
orientações atualizadas.
O Espiritismo progride sempre.
Dedicar atenção constante à melhoria dos processos pedagógicos, no sentido de
oferecer aos pequeninos viajores recém-chegados da Espiritualidade a rememoração
necessária daquilo que aprenderam e dos compromissos que assumiram antes do processo reencarnatório.
Quem aprende pode ensinar e quem ensina aperfeiçoa o aprendizado.
Dispor o problema da educação com Jesus, acima dos interesses de sociedades e
núcleos, unificando, sempre que possível, os trabalhos esparsos, imprimindo maior relevo às obras de evangelização, no preparo essencial do futuro.
A educação da alma é a alma da educação.
“Portanto, ide e ensinai...” — Jesus. (MATEUS, 28:19.)
“Portanto, ide e ensinai...” — Jesus. (MATEUS, 28:19.)
Da Obra Conduta Espírita, ditado pelo espírito André Luiz
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